26.4.17

O SONHADOR E O PRÁTICO




Resultado de imagem para pirâmide egito
Às vezes me pego sonhando ao lado do prático. Sonhando, é claro, imaginando, assim como imaginou aquele que construiu a fórmula que explicou a construção das pirâmides sem fórmula construída.

O mais assustador é que o sonhador e o prático morrem, um e outro, apesar de se oporem numa dialética que não se cala, geração após geração de sonhadores e práticos.

Mas ambos os grupos, sonhadores e práticos, digladiam-se numa interessante dialética cuja síntese nos remete sempre à mesma conclusão que têm os vermes por sob a terra.

Lá vai o sonhador com sua transcendência e o prático com sua imanência, ambos certos, ambos convictos, gladiadores de verdades sempiternas e executores de obras no campo do espírito e da matéria que dominam com maestria diante de olhos  leigos. Os sonhadores criam as guerras e os práticos as armas e os leigos aplaudem e lutam as guerras inventadas pelo sonhador com as armas desenvolvidas pelo prático.

Quisera eu, sonhador de campos de trigo, oferecer adjetivos aos fatos por si muito bem explicados, mas adjetivos já são também pela sua própria natureza insubstanciados. Pratiquemos os campos de trigos para alimentar os leigos que lutam a guerra do sonhador com as armas do prático.

Assim a humanidade se orgulha das pirâmides do Egito, como se tivesse um direito natural em sua criação, sem haver desenhado uma linha ou colocado uma pedra em algo feito por sonhadores e práticos há milênios extintos.

Se enciclopédia houvesse, caberia no capítulo das inutilidades em geral.

E daríamos razão ao cachorro tolerado pela gerência.





Nenhum comentário: