13.3.14

NOVAS CRÔNICAS DO GRANDE NINGUÉM

Sim, era eu quem estava sentado sozinho naquela ponte de madeira, sobre a beira do córrego, em algum lugar do Mato Grosso.

Sim, era eu que estava tragando aquele fumo-de-caboclo, era eu mesmo, e você me viu de longe, sem que eu a visse.

Sim, era eu que tinha aquela tez de calma contemplativa, olhando para o nada, como só o Grande Nada, o Grande Ninguém, olhando para lugar nenhum.

Sim, era eu que não sabia ser mais humano, tão humano, não quase-humano, mas humano como o desespero que hoje me marca com rugas e com barbas brancas.

Sim, aquele era eu, e vinte e quatro anos se passaram.

Mas eu não sabia que você me olhava.

Oh, pobre espírito virginal era o meu!

Arrastado pelo turbilhão do caos, apegando-me então, como hoje ainda, a qualquer caco flutuante que me parecesse com a verdade. Mas eu conheço cegos que enxergam melhor do que eu.

Sim, e com a gramática imprudente da juventude, por vezes eu disse verdades que tomava como invenções minhas. Com a retórica que não sabia ser retórica, influenciei vidas. Creio, sim, que o Grande Nada também reza.  É estúpido e bronco, e não foi fiel. Deve se confessar.

O Grande Ninguém sempre caminha para lugar nenhum. Eterno e transcendente, mas pequeno e patético.

E agora os jovens envelhecem e alguns velhos sempre querem defendê-los de si mesmos.

Creio que você me defendeu, sem que eu a tenha visto.

Eu não sabia que você me olhava.

Creio que você me olhava apenas por minha vontade de ser grande e entender que grande é nada. Creio que  você percebeu que eu era um Hume que poderia ser salvo. Creio que você sorriu com meus modos pueris de raciocínio, talvez tenha se encantado com minha ingenuidade.

Talvez eu ainda seja ingenuamente naive.


Não sei se o fui, mas: amo-te.

Eu não sabia que você me olhava.

Na verdade, eu nem sei se você passou por lá naquele dia.

O Grande Ninguém se distrai demais.

Ele pensa que é metafísico.




3 comentários:

Metafísico disse...

Grande ninguém para lugar nenhum não tem dono...

Metalinguístico disse...

Metafísico usa metalinguagem para não dizer nada sobre o que lê.

Pôncio disse...

O que é a verdade?